Anatomopatologico

No exame anatomopatológico um fragmento de tecido retirado pelo médico, também chamado de biópsia, é enviado para o laboratório de patologia. Este tecido será processado em meios químicos e feito cortes muito finos (mais de 20 vezes mais fino que um fio de cabelo). Após postos em lâminas de vidro e corados, são examinados pelo médico patologista e que, de acordo com as alterações teciduais observadas, conclui se há alguma alteração na biópsia retirada do paciente, como inflamação, infecções ou neoplasia.

Citologia oncótica

No exame de citologia é retirato líquidos do paciente, como líquido pleural (que envolve os pulmões), peritoneal e urina ou por punção por agulha fina. Após centrifugação destes líquidos, as células são postas em lâminas de vidro e coradas. O médico patologista examinará esta lâmina, de acordo com as alterações celulares observadas, chegará a uma conclusão diagnóstica.

Citologia cérvico-vaginal

A citologia cérvico-vaginal também é conhecida como “preventivo” ou “teste Papanicolau”. Neste, o ginecologista da paciente coleta células do colo uterino da mulher e faz um esfregaço em uma lâmina de vidro. É enviado para o laboratório de patologia, sendo corado e examinado pelo médico patologista. Este exame tem como objetivo a detecção de lesões precursoras de câncer ou o câncer do colo uterino. Hoje é uma das principais formas de diagnóstico, prevenção e diminuição dos índices de câncer e mortalidade feminina no mundo.

Thinprep Pap Test® / CellPreserv

O Thinprep Pap Test é um avançado sistema de coleta de citologia cérvico-vaginal em meio líquido aprovado pelo FDA. Nele o material coletado do colo uterino é armazenado em recipeiente contendo meio líquido que mantém as células e microrganismos preservados para o exame citopatológico. É possível, ainda, realizar exames molecuares com este meio líquido como pesquisa do HPV, Clamídia, Herpesvirus, gonorréia, micoplasma e ureaplasma.

Congelação

O exame de congelação é realizado no momento operatório de uma resposta diagnóstica quanto a doença que acomete o paciente, orientado a conduta do cirurgião.